Ecofeminismo (S)

Manuela Tavares
Investigadora em Estudos Feministas
CIEG, ISCSP.
Membro da direcção da UMAR

Legado ou não de uma filha ecologista social, que apesar de tecer duras críticas aos interesses económicos que destruíam a Natureza, não deixava de acreditar que o ser humano devia agir socialmente sobre o biológico, há muito que sentia necessidade de estudar o Ecofeminismo e de escrever algo sobre esta corrente feminista, muitas vezes associada a modelos de subsistência e de ligação material e espiritual das mulheres à "terra-mãe".

Michelle Perrot - uma inspiração para uma luta ainda actual: quebrar a invisibilidade histórica das mulheres

Manuela Tavares
Investigadora em Estudos sobre as Mulheres

Michelle Perrot, a grande historiadora da História das Mulheres esteve entre nós nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2012.

Retenho da sua conferência no ICS "A propos de Lucie, ouvrière en soie, et de l'histoire des femmes" o registo de uma notável investigadora que conseguiu retirar da invisibilidade uma operária têxtil do início do século XX em França, cujas lutas tinham tido significado histórico no seu tempo, mas que ficaram esquecidas na enorme nebulosa que sempre acompanha a vida das mulheres e a sua história. O enorme sucesso do seu livro Melancolie Ouvrière (Bernard Grasset, Paris, 2012) tornou possível dar vida e trazer para a memória colectiva a história de Lucie Baud.

Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa Bibliográfica
+ info ...
Pesquisa Digital
Pesquisa Digital
+ info ...
Base de Dados em Estudos sobre as Mulheres
Base de Dados em Estudos sobre as Mulheres
+ info ...
Projecto Memória e Feminismos V
Projecto Memória e Feminismos V
+ info ...