Centro de documentação
e arquivo feminista
elina guimarães

Lançamento e apresentação do livro "Memória e Feminismos. Os Lugares e os Saberes nos Caminhos de Viseu"

sem viseu 1

Evento de lançamento e apresentação do livro “Memória e Feminismos. Os Lugares e os Saberes nos Caminhos de Viseu” no dia 2 de Julho no Café-Bar Faces em Viseu, produzido projecto Memória e Feminismos da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta com o apoio da CIG e, na edição deste livro, da Freguesia de Viseu.

Este livro contém os retalhos de histórias de vida de 7 mulheres do distrito de Viseu, que fizeram e marcam a diferença em distintas áreas.

Participaram na mesa, Teresa Sales, coordenadora do projecto da UMAR, Memória e Feminismos; Cristina Bandeira coordenadora do núcleo da UMAR Viseu; Diamantino Santos, Presidente da Freguesia de Viseu; Odete Paiva, Vereadora da Cultura da CM de Viseu; Teresa Sobrinho, Vereadora da Cultura da CM de São Pedro do Sul e Manuela Tavares da direcção da UMAR.

sem viseu 2

Este evento também contou e foi enriquecido com a participação de 5 das 7 protagonistas desta edição (Adriana Gomes, Altina Tavares de Sousa, Ana Rita Trindade, Maria de Fátima Ferreira e Maria do Patrocínio) voltando a mostrar o comprometimento do trabalho da UMAR na desocultação de quotidianos, saberes e modos de fazer das mulheres, também de zonas do interior.

sem viseu 3

Estas mulheres com as quais a UMAR tem trabalhado e acompanhado são pertencentes quer da freguesia urbana de Viseu, quer de freguesias rurais deste distrito (algumas em processo de desertificação) como Bondança, Rompecilha e Gestosinho.

Houve ainda espaço para leitura de Manuela Antunes de excertos do livro “Estilhaços” de Maria de Fátima Ferreira sobre violência doméstica e um lanche-convívio no final.

sem viseu 4

Este evento contou com o apoio do núcleo da UMAR Viseu.

Fotografias de Kamila Urbano da UMAR Viseu (muito obrigada!).
Filmagens por Carla Coelho e Joana Sales.