Centro de documentação
e arquivo feminista
elina guimarães

Projeto a Idade e o Género. Até onde vai o preconceito?

“O Corpo e o Desejo: nas mulheres com mais de 65 anos”.

No dia 30 de setembro de 2021, pelas 18 horas, na sequência de tertúlias promovidas pelo projeto “A idade e o género: até onde vai o preconceito?” realizou-se a 4ª sessão online – “O Corpo e o Desejo: nas mulheres com mais de 65 anos”.

A metamorfose do corpo, o interesse sexual e a vivência da sexualidade nas mulheres acima de 65 anos foram alguns dos tópicos apresentados para reflexão pelas 3 intervenientes presentes no painel:

Maria Joana Almeida (mestre em sexologia clínica pela Universidade Lusófona, terapeuta sexual acreditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, psicóloga clínica pela Faculdade de Psicologia de Coimbra);

Graça Santos (licenciada em Medicina, especializada em psiquiatria. Coordenadora da consulta de sexologia no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra – CHUC, terapeuta sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e com competência em sexologia clínica pela Ordem dos Médicos, leciona na pós-graduação em Sexologia na Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica com trabalhos publicados e apresentações realizadas em congressos nacionais e internacionais);

Maria Teresa Faria (profissional das Artes do Espetáculo desde 1983, mestre em Artes Cénicas pela Universidade Nova de Lisboa, investigadora em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Ouvimos, pela participação da audiência, testemunhos que evidenciaram o sistema de opressão que sofrem as mulheres mais velhas quanto à aparência do corpo, quando ousam no vestir pelo julgamento que as outras pessoas fazem delas na forma como se apresentam. Além disto, afirmaram que existe desejo em todas as idades”.

Foi uma sessão informativa, de partilha e reflexão para todas(os) que nos acompanharam.. Uma noite de grande aprendizagem. Esperamos ter inaugurado uma nova época, onde a invisibilidade e a escassez de espaços de discussão sobre “o corpo e o desejo nas mulheres com mais de 65 anos”, esteja a passar. Procuramos avançar confiantes numa perspectiva feminista que inclui a multiplicidade de mulheres, que somos, em todas as idades, no ciclo da vida.

O corpo e o desejo

Sexualidade da mulher com mais de 65 anos

Encontro UMAR
Outubro, 2021

Graça Santos
Psiquiatra
Consulta de Sexologia CHUC

Apresentação integral Powerpoint »»