Centro de documentação
e arquivo feminista
elina guimarães

Seminário de 8 de julho de 2017
A voz de feministas num percurso de 40 anos

No último seminário do projeto Memória e Feminismos, ouvimos a análise às histórias de vida das mulheres, recolhidas ao longo das anteriores edições, efetuada pelas investigadoras feministas e, por elas apresentadas durante o evento realizado em 27 de maio.

Neste seminário A voz de feministas num percurso de 40 anos, quisemos ouvir as reflexões de conceituadas feministas sobre a passagem de 40 anos de feminismos em Portugal e em democracia.

1º painel e assistência

 No primeiro painel contamos com a presença de Adriana Bebiano, Anália Torres e Eduarda Ferreira. Adriana Bebiano apresentou a comunicação: entre o recato e o escândalo a reivindicação do corpo pela escrita; Anália Torres Feminismos: do ativismo à academia, reflexões a partir de um percurso pessoal e Eduarda Ferreira Lésbicas e movimento feminista: presenças, partilhas e invisibilidades.

Adriana Bebiano e Anália Torres 1ª painel


O 2º painel contou com a participação de Manuela Tavares,
40 anos de percursos e desafios; Regina Tavares da Silva: igualdade e direitos das mulheres – sinais de mudança na visão institucional e Helena Neves: revista Mulheres: aparição e escândalo.

Manuela Tavares e Helena Neves 2ª painel
Regina Tavares da Silva
Regina Tavares da Silva

Este seminário muito participado, onde se destacava muitas jovens, interagindo com as oradoras feministas.

Jovens na assistência
Assistência

A sessão de encerramento contou com a presença da Presidente da CIG Teresa Fragoso e da Coordenadora do Projeto Memória e Feminismos Teresa Sales, que também fez a moderação deste seminário.

Teresa Fragoso e Teresa Sales Sessão de encerramento

Podem acompanhar o que aqui se passou através do vídeo integral deste evento, disponível neste portal, bem como, no youtube em Memória e Feminismos.

Teresa Sales

memorias 40 anos

Teresa Sales