Centro de documentação
e arquivo feminista
elina guimarães

Tertúlia sobre Mulheres Imigrantes

No passado dia 26 de fevereiro, realizou-se no Centro de Cultura e Intervenção Feminista, na cidade de Lisboa, a 2ª tertúlia do Ciclo Múltiplas Discriminações, subordinada ao tema – Mulheres Imigrantes.

Se há grupo de mulheres discriminadas no nosso país, as mulheres imigrantes certamente ocupam um lugar preponderante, quer sejam oriundas dos PALOP, dos países do Leste Europeu, do Médio Oriente, ou dos países asiáticos. Para nos falarem um pouco do trajeto de vida de uma imigrante em Portugal, estivemos à conversa com Alina Dudcó, Presidente da Associação Kalina associação dos emigrantes de Leste, Cyntia de Paula Presidente da Casa do Brasil e Patrícia Peret advogada brasileira. 


Neste este painel de convidadas, onde os estereótipos de género ligados sobretudo às mulheres vindas dos Palops, foi um tema recorrente, bem como a os processos burocráticos inerentes à sua condição de imigrantes.

A participação do público revestiu-se extrema importância, ao colocarem questões pertinentes e dando achegas ao debate, como o caso de uma jovem negra nascida em Portugal, que nos falou do longo processo para a obtenção da nacionalidade portuguesa e dos estereótipos de género por si sofridos.

No fim da sessão, durante o coffee break as convidadas e a assistência presente, tiveram a oportunidade de trocarem impressões, num convívio muito animado.

Teresa Sales
(coordenadora do projeto)